avatar
CANAL INTERATIVO
Admin
Mensagens : 324
Data de inscrição : 25/11/2018
https://interioronline.forumeiros.com
21082019
São João confirma primeiro caso de Sarampo  Saramp10


Após 29 anos, primeiro caso de sarampo foi confirmado em São João da Boa Vista, nesta terça-feira (20). O paciente diagnosticado com a doença é uma criança natural da cidade São Paulo e que estava em visita à cidade. As informações são da Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado ao Departamento Municipal de Saúde.


Outros dois casos suspeitos – duas crianças sanjoanenses do sexo masculino, um com 5 meses e outra com 1 ano e 10 meses – aguardam resultado. Ao todo, são cinco casos notificados em São João, sendo as duas ocorrências suspeitas e três importadas (São Paulo – confirmada -, Mococa e São Sebastião da Grama).


“A notificação de São Paulo foi confirmada, ou seja, a criança estava em visita a São João, foi notificada pelo nosso sistema de saúde e o caso foi confirmado, porém já retornou para São Paulo”, informou.


Em relação aos casos suspeitos, a Pasta avisou que todas as ações de bloqueio foram realizadas. “Inclusive, hoje [dia 20], uma das crianças estava em atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Azaleias [na região do DER], e todas as pessoas que estavam na sala de espera receberam a vacina”, adiantou.


O órgão esclareceu ainda que os dois casos suspeitos de São João são crianças da área de abrangência da Unidade de Saúde do Azaleias.


Embora o caso tenha sido confirmado e ainda existam dois sanjoanenses aguardando o resultado, o Departamento de Saúde comunicou que “não estamos em Campanha de Vacinação em São João, pois não estamos em epidemia”.


No entanto, reforça que, como rotina, a vacina (Tríplice Viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) contra o sarampo está disponível em todas as 13 Unidades Básicas de Saúde do município, sempre de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.


“A vacina (em duas doses) é destinada para crianças – a partir de 1 ano de idade -, jovens e adultos até 29 anos; para adultos de 29 a 59 anos (1 dose); 60 anos ou mais (não necessita vacinar, pois passou pela epidemia de Sarampo no Brasil e já criou anticorpos)”.


Também é importante salientar que a vacina Tríplice Viral não deve ser ministrada em gestantes ou em pessoas com comprometimento da imunidade por doença (câncer ou HIV) ou medicação.


“A população pode ficar tranquila, porém atenta, procurando atualizar a carteira de vacinação, conforme a rotina para idade. A única maneira de prevenção e quebra na cadeia de transmissão do sarampo é a vacinação”, disse Ludmila Zan, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos